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Administração e Gestão Hospitalar


O Curso de Licenciatura em Administracão e Gestão Hospitar da UniZambeze tem como objectivo proporcionar a formação de profissionais de Administracão e Gestão Hospitalar com visão sistémica de organizacão, funcionamento e multidisciplinaridade do ambiente hospitalar.

Visão

O Curso de Administração e Gestão Hospitalar da Faculdade de Ciências de Saúde da UniZambeze tem a visão de consolidar-se como centro de referência no ensino em administração e gestão hospitalar, participando activamente do processo do desenvolvimento do sistema de saúde de Moçambique.

Missão

O Curso de Administração e Gestão Hospitalar da Faculdade de Ciências de Saúde da UniZambeze tem por missão, formar profissionais amplamente capacitados para actuar nas áreas de administração e gestão hospitalar, visando o bom funcionamento e constitribuindo para a criação de um centro de excelência nacional.

Valores

O Curso de Administração e Gestão Hospitalar da UniZambeze visa desenvolver no graduado um conjunto de valores necessários para o seu labor, nomeadamente, respeito, tolerância, cooperação, cidadania, autonomia, Justiça, equidade, democracia, responsabilidade e compromisso social, ética e relacionamento humano.

Os requisitos de acesso ao curso são os seguintes:
 Ser titular do diploma da 12a Classe Ramo A ou equivalente legalmente reconhecido.
 Ter prestado provas de ingresso, nomeadamente de Matemática e Português II.
 Número de vagas.

Duração

O Curso de Administração e Gestão Hospitalar da Faculdade de Ciências de Saúde da UniZambeze, tem carga horária total de 7200 horas perfazendo 240 créditos académicos. Dessa carga horária, 3840 são de contacto directo e 3200 de estudo individual. O Curso é de 04 anos e compreende 47 disciplinas.


Após os quatro anos do curso, espera-se que o Licenciado em Administração e Gestão Hospitalar possa exercer as funções em diferentes níveis de centros hospitalares, de forma a garantir e planificar as actividades do sector. O Administrador deverá ter a capacidade de desenvolver trabalho de pesquisa de forma a melhorar a produtividade do seu sector de trabalho.

Âmbito da Administração e gestão de recursos humanos

  • Garantir o cumprimento integral das decisões legais contidas no Estatuto Geral do Funcionário do estado;  Criar e dirigir uma equipa de gestão administrativa;<l/i>
  • Planificar e coordenar todas as actividades inerentes ao bom funcionamento do sector;
  • Mapear permanentemente as necessidades sentidas e expressas pelos trabalhadores, visando elevar a sua auto-estima e motivação no trabalho; e
  • Promover uma melhoria das relações humanas entre o superior e seus subordinados.

Âmbito da Gestão de Recursos Financeiros

  • Planificar, coordenar e orientar a elaboração de orçamentos anuais, semestrais com base na lei do SISTAFF;
  • Conhecer as metodologias de elaboração do orçamento do estado definidas pelo governo (através do Ministério de Economia e Finanças);
  • Negociar preços, prazos e condições de compra de serviços a terceiros;
  • Zelar pelo bom funcionamento da tesouraria do hospital;
  • Manter actualizada a informação sobre fontes de financiamentos;
  • Monitorar a elaboração de relatórios financeiros anuais, semestrais e trimestrais;
  • Mater o controle na execução dos orçamentos e das previsões, com vista a entrada e saída de recursos financeiros para saldar compromissos;
  • Acompanhar sistemática e permanentemente as auditorias financeiras periódicas; e
  • Desenvolver estudos de custos e eficiência hospitalar.

Gestão de Recursos Materiais

  • Planificar, coordenar e supervisionar o sector de recursos materiais (aprovisionamento) e fiscalizar as actividades do pessoal que estiver sob sua responsabilidade;
  • Elaborar relatório técnico e projectos de desenvolvimento hospitalar;
  • Participar nos estudos específicos da política de compras do hospital levando em conta a situação financeira e as vantagens da manutenção de determinados níveis de armazenamento;
  • Estudar e implantar sistemas de classificação e codificação de produtos armazenados;
  • Acompanhar rigorosamente os processos de licitação e de compras desde a divulgação do edital até a sua adjudicação, devendo saber observar as normas estabelecidas pelo Ministério de Economia e Finanças.

O graduado em administração e gestão hospitalar

  • Administra e gere unidades hospitalares de diferentes níveis incluindo clínicas, consultórios e outras infraestruturas afins;
  • Actua como consultor em entidades que apoiam ou dão suporte ao sector de saúde; e
  • Pesquisam e inovam na sua área de conhecimento.
 
Data da última atualização: 4/26/2019