O Curso de Licenciatura em Administracão e Gestão Hospitar da UniZambeze tem como objectivo proporcionar a formação de profissionais de Administracão e Gestão Hospitalar com visão sistémica de organizacão, funcionamento e multidisciplinaridade do ambiente hospitalar.
Visão
O Curso de Administração e Gestão Hospitalar da Faculdade de Ciências de Saúde da UniZambeze tem a visão de consolidar-se como centro de referência no ensino em administração e gestão hospitalar, participando activamente do processo do desenvolvimento do sistema de saúde de Moçambique.
Missão
O Curso de Administração e Gestão Hospitalar da Faculdade de Ciências de Saúde da UniZambeze tem por missão, formar profissionais amplamente capacitados para actuar nas áreas de administração e gestão hospitalar, visando o bom funcionamento e constitribuindo para a criação de um centro de excelência nacional.
Valores
O Curso de Administração e Gestão Hospitalar da UniZambeze visa desenvolver no graduado um conjunto de valores necessários para o seu labor, nomeadamente, respeito, tolerância, cooperação, cidadania, autonomia, Justiça, equidade, democracia, responsabilidade e compromisso social, ética e relacionamento humano.
Os requisitos de acesso ao curso são os seguintes:
Ser titular do diploma da 12a Classe Ramo A ou equivalente legalmente reconhecido.
Ter prestado provas de ingresso, nomeadamente de Matemática e Português II.
Número de vagas.
Duração
O Curso de Administração e Gestão Hospitalar da Faculdade de Ciências de Saúde da UniZambeze, tem carga horária total de 7200 horas perfazendo 240 créditos académicos. Dessa carga horária, 3840 são de contacto directo e 3200 de estudo individual. O Curso é de 04 anos e compreende 47 disciplinas.
Após os quatro anos do curso, espera-se que o Licenciado em Administração e Gestão Hospitalar possa exercer as funções em diferentes níveis de centros hospitalares, de forma a garantir e planificar as actividades do sector. O Administrador deverá ter a capacidade de desenvolver trabalho de pesquisa de forma a melhorar a produtividade do seu sector de trabalho.
Âmbito da Administração e gestão de recursos humanos
- Garantir o cumprimento integral das decisões legais contidas no Estatuto Geral do Funcionário do estado; Criar e dirigir uma equipa de gestão administrativa;<l/i>
- Planificar e coordenar todas as actividades inerentes ao bom funcionamento do sector;
- Mapear permanentemente as necessidades sentidas e expressas pelos trabalhadores, visando elevar a sua auto-estima e motivação no trabalho; e
- Promover uma melhoria das relações humanas entre o superior e seus subordinados.
Âmbito da Gestão de Recursos Financeiros
- Planificar, coordenar e orientar a elaboração de orçamentos anuais, semestrais com base na lei do SISTAFF;
- Conhecer as metodologias de elaboração do orçamento do estado definidas pelo governo (através do Ministério de Economia e Finanças);
- Negociar preços, prazos e condições de compra de serviços a terceiros;
- Zelar pelo bom funcionamento da tesouraria do hospital;
- Manter actualizada a informação sobre fontes de financiamentos;
- Monitorar a elaboração de relatórios financeiros anuais, semestrais e trimestrais;
- Mater o controle na execução dos orçamentos e das previsões, com vista a entrada e saída de recursos financeiros para saldar compromissos;
- Acompanhar sistemática e permanentemente as auditorias financeiras periódicas; e
- Desenvolver estudos de custos e eficiência hospitalar.
Gestão de Recursos Materiais
- Planificar, coordenar e supervisionar o sector de recursos materiais (aprovisionamento) e fiscalizar as actividades do pessoal que estiver sob sua responsabilidade;
- Elaborar relatório técnico e projectos de desenvolvimento hospitalar;
- Participar nos estudos específicos da política de compras do hospital levando em conta a situação financeira e as vantagens da manutenção de determinados níveis de armazenamento;
- Estudar e implantar sistemas de classificação e codificação de produtos armazenados;
- Acompanhar rigorosamente os processos de licitação e de compras desde a divulgação do edital até a sua adjudicação, devendo saber observar as normas estabelecidas pelo Ministério de Economia e Finanças.
O graduado em administração e gestão hospitalar
- Administra e gere unidades hospitalares de diferentes níveis incluindo clínicas, consultórios e outras infraestruturas afins;
- Actua como consultor em entidades que apoiam ou dão suporte ao sector de saúde; e
- Pesquisam e inovam na sua área de conhecimento.